Os seminários da 2ª Chamada Pública do Edital 11/22, fruto da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão apresentados entre os dias 18 e 22 de novembro, no canal do YouTube do CNPq.
Foram selecionados 44 projetos de pesquisa sobre o cooperativismo, provenientes de diversos estados e instituições acadêmicas. Os contemplados participam agora do Seminário de Apresentação para a banca avaliadora. As pesquisas abordam quatro principais áreas temáticas: Impactos econômicos, sociais e ambientais, que recebeu o maior número de propostas, com 65 inscrições; Competitividade e Inovação no Cooperativismo, com 39 submissões; Cenário jurídico do cooperativismo, com 15 trabalhos; e Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, que contou com 12 pesquisas.
Os estudos representam um significativo avanço no fomento à pesquisa científica sobre o cooperativismo brasileiro, realizado por meio do Acordo de Cooperação Técnica e Financeira, firmado em 2017, entre as duas entidades, para a realização de chamadas públicas com o objetivo de financiar projetos de pesquisa científica com o tema.
Segundo Rodrigo Rangel, analista de estudos econômicos do Sistema OCB, a parceria com o CNPq é um pilar fundamental para fortalecer o modelo de negócios cooperativista no Brasil, impulsionando a pesquisa acadêmica sobre o tema.
Ele destaca que, ao fomentar a investigação científica em diferentes áreas do cooperativismo, essa colaboração não só amplia o interesse pelo estudo do setor em diversos segmentos, como também gera insights valiosos e soluções inovadoras. “Esses projetos de pesquisa são essenciais para o desenvolvimento do cooperativismo, pois contribuem diretamente para a inovação, a competitividade e o entendimento mais profundo dos impactos sociais, econômicos e ambientais das cooperativas”, afirmou.