A artesã Laize Faustino Fernandes, associada da Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac (Coopercrutac) do município de Ielmo Marinho, está entre as ganhadoras do 5° Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que reúne os 100 melhores trabalhos do país eleitos neste ano. A premiação foi entregue nesta quinta-feira (17), durante solenidade realizada no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro.
As peças premiadas foram o sousplat e jogo americano em renda irlandesa de sisal, técnica utilizada pela artesã que também desenvolve um trabalho de transmissão desta tipologia artesanal tão tradicional no Rio Grande do Norte às novas gerações. O objetivo do prêmio é identificar, reconhecer e valorizar as melhores práticas no artesanato para transformar em referência as 100 unidades mais competitivas, que passam por um processo de melhoria contínua.
As peças de Laize concorreram outras 1.207 de artesãos de todas as regiões do Brasil. Para eleger as 100 melhores, foram considerados oito critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.
“Fiquei muito feliz com esse prêmio. É a primeira vez que participo de uma premiação nacional, que, certamente, vai trazer visibilidade para o artesanato que produzimos. É algo importante para divulgação compor esse catálogo, além de poder expor e participar do encontro de negócios”, relatou a artesã.
Além de receber o troféu durante a cerimônia, as peças vencedoras vão integrar um catálogo comercial com informações das premiadas e um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae Nacional. Laize Fernandes participa ainda de encontro de negócios com lojistas convidados nesta sexta-feira (18) e os trabalhos ficam em exposição até o dia 19, juntamente com as obras dos demais premiados.