O cooperativismo está presente entre os mais de 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, na 28ª Feira Internacional de Artesanato – FIART.
Entre os 320 estandes da Feira, o visitante encontra o trabalho da Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac (Coopercrutac), mostrando todo o trabalho desenvolvido em palha de carnaúba, fibra de sisal, fibra de junco e cerâmica. A Coopercrutac atua desde 1970 no incentivo à atividade artesanal e qualificação dos artesãos do Rio Grande do Norte, fomentando projetos, comercialização e estímulo ao artesanato.
A Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (Comart), que realiza um trabalho de estruturação da produção artesanal do município a 297 quilômetros de Natal, é outra coop presente na Feira. O trabalho das bordadeiras da Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (Comart), foi destaque na noite de abertura do evento com o desfile da coleção “Território”, trabalho inspirado em inscrições rupestres existentes no sítio Pintado, localizado na zona rural de Timbaúba e que integram o inventário turístico municipal.
Agricultura Familiar
Este ano, pela primeira vez, a Fiart tem a participação da economia solidária, com um espaço para agricultura familiar, sob a coordenação da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte (OCERN) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES-RN). No local estão sendo oferecidos vários produtos da agricultura como: tilápia (espécie de pescado), mel e alimentos derivados da macaxeira e inhame.
O visitante também pode conhecer o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs Seridó). A cooperativa reúne quase 100 famílias de produtores da Região, produzindo queijo de coalho e manteiga, manteiga de garrafa, hortifrutis, doces, lambedores e temperos.
A Coafs também participa do programa de reestruturação das queijeiras do Seridó, um trabalho conjunto de vários órgãos do Governo como o Governo Cidadão, Sape e Idiarn que está promovendo uma verdadeira revolução na cadeia produtiva do leite seridoense.
Sobre a Fiart
Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.
A Fiart é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. A feira acontece até domingo (29), sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal.