Após dois anos de incertezas, o mundo começa a dar os primeiros passos em direção a um novo momento. A pandemia da Covid-19, que se alastrou rapidamente e demandou respostas rápidas e adaptação de todas as organizações, parece finalmente estar controlada. A imprevisibilidade gerada pela crise sanitária fará com que o Brasil enfrente grandes desafios para crescimento nos cenários futuros. E no contexto da retomada econômica, as cooperativas possuem uma grande oportunidade: a de se tornarem protagonistas.
Mesmo diante de muitos obstáculos, nossas cooperativas, mais uma vez, superaram as expectativas e provaram, com resultados positivos, que a chave do sucesso está na colaboração e na construção conjunta. E nesse cenário, o cooperativismo tende a seguir em ascensão, uma vez que a crise fez com que mais pessoas se aproximassem de soluções coletivas, como as apresentadas em nosso modelo de negócio. Tendo as pessoas como centro e priorizando o trabalho colaborativo, promovemos desenvolvimento e prosperidade para toda sociedade.
O AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro 2022, lançado pelo Sistema OCB, traz números animadores sobre os rumos do cooperativismo nacional.
Por exemplo, houve avanços no número de empregos gerados por cooperativas entre 2020 e 2021. Também foi observado um aumento na representatividade feminina nesses empreendimentos, inclusive em posições de liderança.
O ativo total do cooperativismo cresceu em relação à 2020, bem como o capital social e as sobras do exercício que retornaram aos cooperados.
No Anuário, estão disponíveis dados de todos os ramos, além de números gerais no Brasil e no mundo. Para conferir a notícia completa e acessar o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2022, acesse o link.