O Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoope RN), sob a presidência de Guilherme Saldanha, Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e da Pecuária realizou sua primeira reunião ordinária em 2023. O principal assunto da reunião foi o Plano de Trabalho para 2023, projetos a serem discutidos e aprovados em reunião extraordinária em abril próximo, propostas estas a serem enviadas a todos os membros.
Participaram os conselheiros: Guilherme Morais Saldanha (Sape), Ricardo Valério Costa Menezes, (Seplan), Ivani Matias Xavier Trigueiro (Fermurn), Eduardo Gatto de Azevedo Cabral (Sescoop/RN), Hélio Dantas Duarte (Sedec), Arlindo Barbosa de Araújo (Sindcoop) e Augusto Carlos de Carvalho (UERN)
O Conselho foi instalado em obediência ao Decreto Nº 24.648, publicado no dia 29 de agosto de 2014. O documento, publicado no Diário Oficial do estado, alterou o Decreto Estadual N.º 8.749, de 27 de outubro de 1983 que criou o Cecoope.
O Conselho Estadual do Cooperativismo tem, entre outras atribuições, a missão de emitir pareceres sobre projetos e assuntos de cooperativismo que lhe sejam submetidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e da Pecuária ou entidades cooperativas, além de apoiar a recuperação das cooperativas com dificuldades e promover ações voltadas ao desenvolvimento do setor no Estado. Para os cooperativistas, a instalação do Conselho significa um marco e fica a esperança de um trabalho do possa trazer mais desenvolvimento para o cooperativismo potiguar.