Líderes de diversos países se reuniram em Glasgow, na Escócia, para debater o futuro do Cooperativismo Financeiro na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito. O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de julho e contou com a presença de mais de 1.500 profissionais do ramo.
O Sicoob Potiguar participou acompanhando as principais discussões que permeiam os próximos passos do Cooperativismo Financeiro. Algumas das pautas debatidas trataram de finanças sustentáveis, impacto do cooperativismo nas economias locais, cultura de dados para resultados, engajamento comunitário, juventude no cooperativismo, geração de novos líderes, ambientes regulatórios, diversidade, inclusão e educação financeira digital, segurança cibernética.
Muitas temáticas também focaram na questão do desenvolvimento sustentável, com foco especial nas práticas ESG, algo que está no DNA do modelo de negócio cooperativista. É da nossa vocação a promoção de ações e projetos que estimulem o desenvolvimento ambiental e social, inclusive no campo da governança, e com investimento na inovação, na área digital e na educação financeira.
“Foi muito importante também a palestra do futurista Ian Khan. Com diversas colaborações no setor financeiro, ele discorreu sobre as transformações no ambiente de trabalho, inteligência artificial e metaverso. Outra palestra de destaque foi com a especialista em ciência comportamental Belinda Parmar. Ela já atuou em grandes empresas implementando mudanças de culturas no sentido de promover o empoderamento na vida das pessoas. No evento, ela apresentou seu Índice de Empatia Global: o primeiro índice para medir empatia e inclusão em escala”, destacou Custódio Arrais, presidente do Sicoob Potiguar.
Segundo levantamentos mais recentes, no mundo todo o cooperativismo financeiro conta com mais de 86 mil cooperativas. Trata-se de um movimento presente em pelo menos 118 países de todos os continentes. Atendemos a um contingente de 375 milhões de cooperados, o que equivale a aproximadamente 12% da população economicamente ativa mundial. É muita coisa! Nesse sentido, participar da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito é uma oportunidade única de estar em contato com a pluralidade de experiências cooperativistas. Cada país, cada cooperativa, tem uma realidade diferente e que nos traz inspiração.
“Pudemos conhecer nos quatro dias do evento inúmeros cases de sucesso nas mais variadas partes do mundo. Foi uma grande oportunidade também para fazer networking, tratar de projetos em parceria, tudo com o objetivo de fortalecer ainda mais o modelo de negócio do Sicoob Potiguar, beneficiando nossos cooperados e o Rio Grande do Norte”, finalizou Arrais.
O Sistema OCB foi representado pela sua superintendente, Tânia Zanella, pela gerente de Relações Institucionais, Clara Maffia; pelas Unidades Estaduais; e pelas cooperativas brasileiras de crédito.
“É um momento importante para sintonizar e comparar o que é feito no Brasil com outras cooperativas de crédito no mundo. É também um espaço para a construção de relacionamento entre as coops estrangeiras e as brasileiras, bem como com as Unidades Estaduais que estão presentes no evento. E, acima de tudo, uma oportunidade única para debater e entender os desafios das cooperativas de crédito no contexto mundial”, destaca Tânia sobre a relevância do evento no contexto pós-pandêmico.
WOCCU – O Conselho é uma associação comercial global que atua para desenvolver de forma sustentável as cooperativas de crédito e outras cooperativas financeiras no mundo. O colegiado trabalha junto aos governos pela melhoria nas legislações e regulamentações. Também oferta programas de assistência técnica com novas ferramentas e tecnologias para fortalecer o desempenho das cooperativas do ramo e aumentar o alcance delas. O conselho engloba 86.451 cooperativas de crédito em 118 países, que atendem 375 milhões de pessoas e já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 90 países.