Cooperativas para o desenvolvimento sustentável é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2023

Neste sábado, 1º de julho, o movimento cooperativista celebra o Dia Internacional do Cooperativismo em 2023. Unidos sob o lema “Cooperativas para o desenvolvimento sustentável”, demonstraremos que nossa forma de trabalhar, inspirada nos valores e princípios cooperativistas, traz em seu DNA o cumprimento das os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em setembro de 2023, a comunidade internacional alcançará a metade do caminho na implementação da Agenda 2023 para o Desenvolvimento Sustentável. É, portanto, um momento crucial para demonstrar a contribuição das cooperativas para o cumprimento dos ODS.

Como motores naturais de colaboração e prosperidade para todos, as cooperativas desenvolvem sustentabilidade econômica, social e ambiental em diferentes regiões e setores econômicos.

O cooperativismo representa uma importante parcela para a economia do Rio Grande do Norte. Hoje são 81 cooperativas registradas no Sistema OCERN, que representa e apoia o cooperativismo no estado. Estas cooperativas geram mais de 2.300 empregos diretos. E Hoje são mais de 73 mil cooperados no RN.

São cooperativas de 7 Ramos da economia: saúde, crédito, agropecuária, transporte, infraestrutura, trabalho e produção de bens e serviços e consumo No primeiro sábado de julho, as cooperativas também celebram o Dia de Cooperar. Este é um dia especial pra nós porque mostramos à sociedade este trabalho que as cooperativas desenvolvem, oferecendo serviços gratuitos à população

Dia C

O Dia C ou Dia de Cooperar, é um movimento das cooperativas brasileiras que desenvolvem ações de responsabilidade socioambiental. Para apoiar as cooperativas brasileiras a cumprirem esse compromisso com a sociedade, o Sistema OCB criou o Dia C — programa de reponsabilidade social do cooperativismo, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado.

Sobre o Dia Internacional

O Dia Internacional das Cooperativas é celebrado desde 1923, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou oficialmente e estabeleceu sua comemoração anualmente, sempre no primeiro sábado de julho.

Objetivo

O objetivo do #CoopsDay é chamar atenção para as cooperativas e promover os ideais do movimento, como a solidariedade internacional, a eficiência econômica, a igualdade e a paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas estabelecem o tema para a celebração por meio do Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (Copac).

Oportunidade

O #CoopsDay dá aos formuladores de políticas locais, nacionais e internacionais, às organizações da sociedade civil e ao público em geral, a oportunidade de descobrir como as cooperativas contribuem para criar um futuro justo para todos.

Sobre a ACI

A Aliança Cooperativa Internacional é uma organização não-governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo. Ela é a voz mundial das cooperativas e trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes legislativos que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. Para os meios de comunicação e o público, a ACI promove a importância do modelo de negócios baseado nos valores das cooperativas centrados nas pessoas.

Um bilhão de cooperados – Uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista. Por meio de seus membros, a ACI representa mais de 1 bilhão pessoas cooperadas. Atuando do escritório global em Bruxelas (Bélgica), a ACI está organizada em quatro Escritórios Regionais (Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico) e oito Organizações Setoriais (Bancos, Agricultura, Pesca, Seguros, Saúde, Habitação, Consumo e cooperativas na indústria e serviços).