Representantes de cooperativas do Rio Grande do Norte estão participando (até esta sexta-feira 18) da primeira Cimeira Internacional Cooperativa de Língua Portuguesa no Porto (CICLP), um encontro do cooperativismo dos países de língua portuguesa na Cidade do Porto, em Portugal, com representantes do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné, Timor Leste e Moçambique.
O evento é promovido pela Cooperativa de Solidariedade Social Povo Portuense, de Portugal, em parceria de Intercooperação com a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e tem por objetivo a troca de experiência nos modelos e legislação de cada País.
Durante o encontro, o presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, apresentou o cooperativismo do RN e os programas da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social (AIPDES), que inclui representações da CPLP.
Dentre estes programas estão cooperativas de saúde, de energia, de financiamento de produtos e serviços, a Rede Cooperativa de Correspondente Bancário e Negocial, a Central de Comercialização e a Rede de Garantia das Operações das Cooperativas (GarantiCoop).
Dirigentes apresentam as cooperativas do RN
Alexandre Gomes, presidente da CoopEdu, apresentou o case da cooperativa de Educação criada em 2019 e que já está presente em 49 cidades do RN e administra o Colégio Monte, voltado para alunos do Ensino Médio e sob uma ótica de ensino em cooperação. Dentre as cooperativas de Serviços, José Edgar Jr. falou sobre a CoopAgro, que presta serviços no meio do agronegócio a mais de 400 cooperados. Segundo o dirigente, a cooperativa têm a maior taxa de crescimento, em comparação aos outros ramos cooperativos.
O diretor presidente da Coopefarma, Arlindo Barbosa de Araújo, lembrou que a cooperativa é a primeira de farmácias do Brasil e que estão federados com a Febrafar. Arlindo demonstrou ainda o cartão do cliente Coopefarma que facilita o acesso dos cooperados não apenas aos serviços da rede de farmácias, como também descontos em outros serviços.
Já Roniere Lima, presidente da Coopex Entregas, descreveu cada um muitos serviços de transporte de origem cooperativa no RN: taxis, transporte coletivo alternativo, transporte escolar, entregas de produtos e ainda transporte rodoviário.
Também participam da comissão cooperativista brasileira o vice-presidente do Sistema OCERN, Joseilson Medeiros de Araújo e Eduardo Gatto de Azevedo Cabral, superintendente do Sistema OCERN, o analista em cooperativismo Bruno Portela Alves, o presidente e a diretora executiva do Sicoob Potiguar, Custódio Arrais e Anacelly de Paula, além dos deputados estaduais Coronel Azevedo e George Soares que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Assembleia Legislativa (ALRN). O parlamentar apresentou o trabalho desenvolvido pela Frencoop com foco na Política de Apoio ao Cooperativismo que garante, desde 2022, incentivos financeiros, económicos e fiscais para a criação e fortalecimento do sistema cooperativo (Lei nº 11.159).
Dr. Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN, também integra a comissão. Em sua apresentação, o médico recordou que o Brasil tem uma longa história nas cooperativas de Saúde e que o Sistema Único de Saúde (SUS) “é um sistema misto”, onde se inserem as parcerias com as cooperativas de Saúde. O presidente do Sinmed apresentou, ainda, a CoopBrasil, uma cooperativa de Trabalho, não apenas de saúde, mas que permite a todos os profissionais envolvidos (de médicos a auxiliares de saúde) oferecer os seus serviços através das cooperativas.
Quem também participa da comissão brasileira é Larissa Queiroz, que está à frente do Hospital Maternidade Almeida Castro, com sede na cidade de Mossoró (RN). Ela apresentou a recuperação por meio cooperativo da instituição, que hoje oferece novas valências e ampliou a capacidade para atender cerca de 900 mil habitantes em vários outros municípios, em parceria com a OCERN.
O consultor em tecnologia Rilton Campos também está na comitiva e apresentou o programa TerSaúde, com foco no app para celular de agendamento de consultas médicas para os cooperados.
Além das apresentações, a programação da Cimeira inclui visitas a cooperativas do Porto para troca de experiências e boas práticas de gestão.