O Cooperativismo do Rio Grande do Norte também está presente na Fiart. Além de contar com o apoio da Unimed Natal, o evento tem a participação das cooperativas Coopercrutac, Coafs Seridó, Comart e Cobarts que estarão demonstrando e comercializando seus produtos e serviços, com apoio do Sistema OCERN.
A feira acontece de 19 a 28 de janeiro de 2024, no Centro de Convenções de Natal, com a temática “Encantos feitos a mão”. De acordo com Neiwaldo Guedes, idealizador e fundador da FIART, a expectativa de público para este ano é de 50 mil pessoas. A 29ª edição conta com 1.500 expositores, 320 stands, com a inovação de 12 salões de exposição. “Esperamos um público maior que o ano passado. Temos uma área de exposição de 2.500 m² de feira, com participação de países como: Senegal, Equador, Peru, Quênia, Colômbia e Turquia.
PROGRAMAÇÃO
Neste ano, o público da FIART terá acesso a inúmeras ações e uma troca histórico-cultural imensurável dentro de uma ampla programação. Esta, promovida por um pilar essencial que se consolida e cresce anualmente, o Festival FIART Cultural. O projeto traz um conteúdo integrado de quatro ações, sendo elas:
– Mostra de Arte e Cultura: Shows, Dança, Batalha de Breaking, Mostra de Cordel, Mostra de Bandas e Mostra de João Redondo;
– Festival Parafolclórico (competitivo);
– Salão “O Melhor do artesanato potiguar”
– Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.
O Festival Fiart Cultural dedica-se a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para chegar até o povo e também para salvaguardar as tradições. Busca também ser um espaço para a maior diversidade das expressões culturais, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, o Festival cumpre a missão de dispor as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com a atualidade.
Ainda tem o Salão do Bordado SEBRAE/RN; Oficinas do Fazer, para os artesãos e iniciantes, divididas nas categorias de macramê, crochê, cartonagem e fibras e, Oficina de Empreendedorismo e Precificação.
Com quase três décadas de existência, a FIART é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos e fazedores de cultura do país. A Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.