Liderança feminina ganha força com o Comitê Elas pelo Coop

Comitê Elas pelo Coop se reuniu, nesta sexta-feira (27), e reforçou, mais uma vez, o compromisso com a promoção da liderança feminina no cooperativismo, além de ressaltar a importância da formação e capacitação de mulheres, tanto como cooperadas quanto em posições de liderança.

Durante o encontro, Divani Ferreira, analista de Desenvolvimento e Gestão do Sistema OCB, falou sobre o papel estratégico que cada representante desempenha no desenvolvimento e no fortalecimento da liderança feminina nas Organizações Estaduais (OCEs) e cooperativas de todo o Brasil. “Nossa presença e atuação são fundamentais para criar um ambiente mais inclusivo, que valorize e amplie o espaço das mulheres no cooperativismo”, disse.

Luzi Vergani, coordenadora do comitê e representante do Sicredi União MS/TO, destacou a força do grupo, composto por mulheres à frente de organizações, com representatividade significativa em seus estados. “Esse grupo é muito robusto. Somos mulheres líderes à frente de organizações com grande importância no país. Representamos nossos estados e seguimos firmes no fortalecimento da liderança feminina”, enfatizou.

O crescimento dos comitês estaduais foi outro ponto de destaque. Vera Lúcia Ventura, vice- coordenadora do Comitê e coordenadora do colegiado da OCEB, compartilhou que já são 16 comitês estaduais ativos, que representam um salto de desenvolvimento do movimento Elas pelo Coop. “As mulheres estão cada vez mais motivadas para fortalecer o trabalho do Comitê, com grande impacto em suas regiões”, pontuou.

Em eventos recentes, as ações do comitê focaram em temas como a saúde da mulher e a conscientização sobre os benefícios de participar de um grupo que promove o crescimento pessoal e profissional. Rosa Maria de Souza, da Cooperativa de Serviços em Saúde e Vida (Coopidade), enfatizou a importância dessas iniciativas, enquanto Cirede Carloto, coordenadora do Elas pelo Coop na região Norte, ressaltou o potencial das mulheres dessa região: “Trabalhamos com 150 mulheres que querem fazer a diferença e estão profundamente interessadas em participar desse movimento”, afirmou.

Lys Andrade, representante do Sicredi de Sergipe, por sua vez, comentou sobre o lançamento do comitê no estado em setembro e deu destaque ao envolvimento crescente das mulheres cooperativistas local . “O engajamento das mulheres é cada vez mais notável, e o lançamento do comitê em Aracaju reforça essa mobilização”.

O encontro também reforçou a importância de sensibilizar as participantes para a conclusão da trilha da Jornada de Formação em Liderança Feminina, como parte essencial para o desenvolvimento contínuo das mulheres nas cooperativas. “Buscar desenvolvimento é dar um passo essencial para fortalecer o protagonismo das mulheres no cooperativismo. Concluir essa etapa capacita e vai além. Ela inspira cada uma a ocupar mais espaços de decisão e liderança nas cooperativas em prol de um movimento contínuo de transformação”, concluiu Divani.

Ao final, Luzi Vergani fez um convite às participantes para que realizem também, na Capacitacoop, os cursos de uma das trilhas da temática ESG: ESG – Environmental, Social and Governance.

 

Sistema OCB