Maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina é realizado, pela primeira vez, em Pernambuco

A 14° edição do Concred, maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina acontece, pela primeira vez, em Pernambuco até sexta-feira (12), no Centro de Convenções, em Olinda. Com o tema “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”, o evento terá debates com lideranças do setor e mais de 20 palestrantes de renome nacional. O Concred é promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e conta com a parceria do Sicoob Nordeste e apoio do Sistema OCB/PE.

O Congresso, que está sendo realizado de forma híbrida pela primeira vez, espera reunir mais de cinco mil participantes, contando com o público presencial e virtual. No evento, serão debatidas questões atuais e tendências de mercado que podem afetar diretamente a gestão e os resultados das cooperativas de crédito, além do destaque as palestras sobre finanças sustentáveis, ESG, inovação, tecnologias bancárias, liderança, entre outros assuntos.

Tradicionalmente, o Concred promove uma reflexão sobre temas que também estejam ligados a desafios internos e externos que influenciam o contínuo desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. A proposta da Confebras com a realização do evento é impulsionar cada vez mais o protagonismo das cooperativas financeiras em todo o país, a sinergia entre os sistemas de crédito cooperativo, a gestão criativa e inovadora para resultados exponenciais, as tendências regidas pela transformação digital e as ações que promovam a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade dos negócios e do meio ambiente.

O objetivo é ampliar a participação do setor no mercado financeiro nacional, incentivando a presença das cooperativas no Nordeste. “O Concred, ao longo destes anos, leva a mensagem mais importante do cooperativismo: as cooperativas são feitas por pessoas e para pessoas. A Confebras tem esta missão, de difundir os princípios e valores cooperativistas aos quatro cantos do Brasil, para que a população conheça com profundidade o que é o cooperativismo. Temos certeza de que a 14ª edição será um sucesso, contribuindo para que o cooperativismo financeiro avance cada vez mais no país e seja um instrumento de inclusão financeira e social”, aponta o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.

Para isso, o acesso à informação sobre o setor é fundamental. Segundo dados do BureauCoop, plataforma de Business Inteligente da Confebras, sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), só em 2021 o Nordeste possuía cerca de 529 mil cooperados e 325 postos de cooperativas de crédito. Este último indicador, com crescimento de 10,92% quando comparado ao ano de 2000. Em Pernambuco, houve um crescimento de 18,46% no total de cooperados comparando 2020 e 2021, sendo o fechamento deste último ano de 100 mil cooperados e 62 cooperativas de crédito em operação no estado, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Apesar da alta, ainda há muito espaço para o cooperativismo de crédito crescer em Pernambuco e no Nordeste.