NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) enquanto entidade de representação institucional do setor, acompanha com atenção os desdobramentos da operação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), denominada Curandeiros II, cujo objetivo é combater o exercício ilegal da medicina em cidades do interior do Estado.

Reconhecemos e aplaudimos a importância do trabalho do Ministério Público e da Polícia Militar no combate àqueles que atuam à margem da legalidade vigente. A erradicação do exercício ilegal na área da saúde, principalmente na medicina, é um interesse público e, para isso, é imprescindível identificar e coibir práticas que violem a legislação e os princípios éticos da profissão.

Neste sentido, é importante esclarecer que NÃO HÁ ENVOLVIMENTO DE NENHUMA COOPERATIVA MÉDICA NO CASO EM QUESTÃO.

Conforme informações disponíveis, as investigações se concentram em médicos, falsos médicos, com possível envolvimento de empresa LTDA. A expressão “cooperativa médica” foi equivocadamente empregada em divulgações publicadas na mídia, em decorrência do uso ilícito do nome “cooperativa” por outros tipos societários, com o nítido objetivo de utilizar o prestigio que que as cooperativas gozam no mercado, justamente por não pactuar com qualquer conduta ilícita.

A OCERN atua como órgão de representação e defesa do cooperativismo do Estado, monitorando o cumprimento das normas e exigências legais, visando assegurar a idoneidade e a transparência das cooperativas. Em consonância com a garantia da segurança e a qualidade dos serviços das cooperativas, a OCERN reforça o compromisso com a legalidade e a ética.

O Sistema Cooperativista reitera seu comprometimento com a ética, a legalidade e a excelência nos serviços das cooperativas, trabalhando em prol do bem-estar da população e do fortalecimento do sistema cooperativo. Esperamos que as investigações possam elucidar os fatos de forma imparcial, trazendo mais segurança jurídica às cooperativas que fazem jus a tais princípios e valores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Estamos disponíveis para prestar informações e esclarecimentos adicionais à sociedade, aos governos, bem como aos órgãos de controle, polícia e à imprensa, nos colocando à disposição para colaborar no que for necessário.

Atenciosamente,

Roberto Coelho da Silva – Presidente do Sistema OCERN