Parceria entre Sistema OCERN e SEBRAE visa reestruturar cadeia produtiva do artesanato Potiguar

O Sistema OCERN (Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/RN) está em fase de planejamento de um protocolo de intenções para um programa de reestruturação do artesanato potiguar por meio de cooperativas, fruto de parceria com Sebrae Caicó. O objetivo é oferecer capacitações e treinamentos para a formação de novos profissionais e aperfeiçoamento de técnicas para os que já atuam no mercado.

A intensão é iniciar o trabalho pela região Seridó por sua natural vocação produtiva no artesanato e no bordado. “Em Caicó temos as cooperativas Cobarts e Coase e, em Timbaúba dos Batistas a Comart, a Cooperativa das Mãos Artesanais. Além do processo de aperfeiçoamento do trabalho delas, também será feito toda a regulamentação documental de jurídica das cooperativas”, explicou Eduardo Gatto, Superintendente do Sistema OCERN.

O protocolo de intenções foi apresentado pela OCERN à Secretária de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Timbaúba dos batistas, Salmira Torres e os trabalhos devem começar em breve.

Projeção nacional

Recentemente, o trabalho das bordadeiras da Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas ganhou novamente projeção nacional após a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, subiu ao altar com o ex-presidente Lula vestindo bordados seridoenses. O casamento aconteceu na quarta-feira dia 18 de maio, em São Paulo.

Os bordados do Seridó fazem parte da cultura do estado e têm grande relevância econômica para os doze municípios que compõem a região potiguar: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco.