Queijeiras do Seridó são destaque no Prêmio Queijo Brasil em Blumenau/SC

Queijos produzidos por queijeiras da região do Seridó se destacaram durante a realização do Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 4 e 9 de julho no Parque Vila Germânica de Blumenau, em Santa Catarina.

O evento reúne queijos artesanais produzidos em várias regiões do Brasil, e os jurados seguem regras internacionais adaptadas para cada estilo de queijo. O evento é promovido pela Associação de Queijeiros e é considerado um dos mais conceituados do ramo no país.

Os queijeiros do Rio Grande do Norte tiveram um excelente desempenho, conquistando um total de 15 medalhas. Foram 4 medalhas de ouro, 5 de prata e 5 de bronze, demonstrando a qualidade dos queijos produzidos no estado.

O evento premiou sete queijeiras do Rio Grande do Norte, sendo quatro apoiadas pelo Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão, que possibilitou a padronização de 39 unidades de produção de queijo de coalho e de manteiga ligadas às cooperativas Capesa e Coafs.

A Queijeira do Zaca, situada em São João do Sabugi (RN), conquistou medalha de ouro no 6º Prêmio Queijo Brasil com melhor queijo de manteiga e medalha de bronze na categoria queijo manteiga ancestral.

Dentre as premiadas, são apoiadas pelo projeto: Queijeira do Zaca; Queijeira Galego da Serra; Queijeira JC; e Queijeiras de Antônio Cipriano.

 

Dentre as queijeiras do Rio Grande do Norte que foram contempladas com medalhas, destacam-se:

Medalha de Ouro:

Queijeira do Zaca – Queijo de Manteiga.
Queijeira Galego da Serra – Queijo de Coalho.
Queijeira JC – Queijo de Manteiga.
Queijeira Dona Gertrudes – Queijo de Coalho defumado.


Medalha de Prata:

Dona Gertrudes – Queijo de Manteiga.
Dona Gertrudes – Queijo de coalho com Orégano.
Fazenda Rolinha – Queijo Aliança.
Queijeira JC – Queijo de Coalho.

Medalha de Bronze:

Queijeira Dona Gertrudes – Queijo de Coalho.
Fazenda Barreiras – Queijo de Coalho.
Queijeira do Zaca – Queijo de Manteiga ancestral.
Queijeira do Zaca – Queijo de Coalho.
Capril Buxada – Queijo Porreta.
Antônio Cipriano de São João do Sabugi.
Queijaria Dona Gertrudes – Queijo de Coalho.

A conquista dessas medalhas representa o reconhecimento do trabalho dos queijeiros do Rio Grande do Norte e evidencia a qualidade dos queijos produzidos na região. O resultado positivo no Prêmio Queijo Brasil certamente estimula a busca pela excelência e aprimoramento constante por parte desses produtores, fortalecendo a indústria de queijos artesanais no estado.