O Secretario de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, reuniu-se entre os dias 29 e 30/03 com representantes da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (COAFS), Rede Xique Xique e Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi). A pauta central foi a aplicação dos recursos para execução do Programa Estadual Mais Mercados, criado pelo Decreto Estadual Nº 32.509/2023, no aspecto da comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.
As entidades são ligadas à Organização das Cooperativas do RN e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, parceiras da SEDRAF para execução e planejamento das ações de acesso a mercados.
O Programa Estadual de Apoio ao Acesso a Mercados Privados pela Agricultura Familiar – Mais Mercados tem como objetivo principal ampliar o acesso qualificado dos produtos oriundos da agricultura familiar do Rio Grande do Norte aos mercados privados, priorizando os circuitos curtos ou de proximidade, mercado justo (fair trade) e mercados convencionais.
Este ano, foi lançada uma chamada pública com o objetivo de ceder bens (balança eletrônica, barraca de feira, entre outros) para organizações da sociedade civil com a finalidade da realização das Feiras da Agricultura Familiar. Em breve, será lançado o edital para fomentar as feiras no âmbito das prefeituras.
Até o final de 2023, serão realizadas iniciativas que visam o fortalecimento das capacidades técnica, organizativa e gerencial de empreendimentos e organizações da agricultura familiar potiguar (associações e cooperativas). Ao total, contando com investimentos em reforma e construção de equipamentos como a sede da COAFS, em São João do Sabugi, o governo terá investido aproximadamente R$ 5 milhões no Mais Mercados.
Parte do investimento para o Mais Mercados (cerca de R$ 4 mi) é fruto do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, via projeto Governo Cidadão.
Fonte: Sedraf