Nesta segunda-feira (23), Natal recebeu o XI Seminário Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte. O evento é parte da programação de eventos da 28ª Feira Internacional de Artesanato – FIART, no Centro de Convenções de Natal. A iniciativa foi da Federação Norte Riograndense dos Artesãos – FENART, em parceria com a Confederação Nacional dos Artesãos – CNARTS, com apoio da Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac – Coopercrutac.
Com o tema: “Políticas públicas se constroem, se implantam, se aplicam e se respeitam”, a programação contou com palestrantes de renome nacional e especialistas no setor, abordando assunto como estruturação do sistema de gestão do artesanato brasileiro, planejamento estratégico, formação e organização, entre outros. A economista e consultora do SEBRAE/RN, Monica Gracy Lima palestrou sobre formação e organização da cadeia produtiva do artesanato. Já a consultora em políticas públicas e coordenadora geral do projeto de estruturação do sistema de gestão do artesanato brasileiro, Dorotea Naddeo, trouxe abordou os resultados obtidos a partir do estudo “Diagnóstico e Planejamento Estratégico”, iniciativa do Programa do Artesanato Brasileiro, executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Sistema OCERN foi representado no evento pelo representante das cooperativas do Ramo de Produção de Bens e Serviços, Edgar Gomes, e pelo representante das cooperativas do Ramo Transporte, Roniere Carvalho de Lima.Também participaram do Seminário, a Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS RN) Profa. Íris Maria de Oliveira, da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (SEMTAS), Ana Valda Galvão, além de representantes da Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó (Cobarts), do SEBRAE RN, SEBRAE PA, Sicoob Potiguar e representantes do setor de produção artesanal de vários municípios do RN.