O Sicoob Potiguar realizou uma bela confraternização com os cooperados, colaboradores e parceiros para marcar os seus 25 anos de atividade. O evento aconteceu na terça-feira (29/11), no salão de eventos do Holiday Inn em um momento de união celebração.
“Uma cooperativa começa com o desejo de união de esforços em benefício comum. Foi assim com o Sicoob Potiguar, quando em 1997 um grupo de 23 policiais civis do Rio Grande do Norte se uniram para fundar a então Credipol, uma cooperativa, naquela época, voltada para a categoria de policiais, cujo objetivo era oferecer crédito de modo mais simples e em condições muito mais vantajosas do que os bancos tradicionais”, declarou Custódio Arrais, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Potiguar.
A adesão ao sistema de cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob, ocorreu em meados dos anos 2000, ampliando a capacidade de gestão e a carteira de serviços financeiros. Pouco tempo depois, a incorporação de outra cooperativa de crédito, a SindCred, voltada para os médicos, resultou no Sicoob Potiguar.
Atualmente, a cooperativa financeira soma mais de 8 mil sócios pelo Rio Grande do Norte, contando com mais de R$ 160 milhões de ativos. O atendimento saltou de uma única sede no Alecrim para uma rede de agências que abrange o Tirol, Ponta Negra, a sede da Associação dos Médicos, e Mossoró, onde a cooperativa já atuava desde 2021, mas, recentemente, inaugurou uma nova agência.
“Levamos ao Banco Central um plano de expansão que foi categoricamente aprovado. Passamos então a abraçar novas categorias de cooperados, como servidores públicos potiguares da esfera federal, estadual, municipal e empresas de todo o estado e de qualquer segmento. Também fortalecemos ainda mais nossa governança, separando as atribuições do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, garantindo mais transparência e eficiência na gestão”, explicou Custódio.
O presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, parabenizou a cooperativa. “O crescimento e desenvolvimento do Sicoob Potiguar é um exemplo de que o cooperativismo é um modelo de negócio sólido e pujante. Para nós é motivo de orgulho poder celebrar o sucesso desta cooperativa e saber que somos parceiros desde o início desta trajetória”, afirmou Roberto.
O evento contou com a presença de dirigentes, diretores, cooperados e parceiros em uma grande celebração do trabalho desenvolvido pela cooperativa ao longo destes 25 anos, sempre com foco na democratização do acesso a produtos e serviços financeiros, bem como na promoção da justiça financeira para todos. A organização reservou um momento para prestar homenagens a parceiros que fizeram parte da história e contribuíram para o desenvolvimento da cooperativa.
A programação contou, ainda, com a palestra do diretor de coordenação sistêmica e relações institucionais do Sicoob, Sicoob Confederação e Banco Cooperativo do Brasil S/A, Ênio Meinen, que trouxe os números do Sicoob bem como os trabalhos e programas sociais da cooperativa realizados por meio do Instituto Sicoob.