Com o objetivo de fortalecer as cooperativas do segmento, o Sistema OCB lançou, nesta quinta-feira (02), o Programa NegóciosCoop para a Reciclagem. O evento, realizado no LAB 360º do Sicoob, marcou o início de uma iniciativa voltada para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a gestão eficiente dessas coops. O público-alvo são 18 cooperativas de reciclagem do Distrito Federal, Goiás e Pará.
Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ele, o programa visa suprir problemas documentais e contábeis, além de melhorar a eficiência operacional e financeira das cooperativas. “Esperamos que esse programa contribua para melhorar a qualidade de vida e a renda dos catadores e catadoras cooperados. Queremos também fortalecer essas cooperativas para que possam contribuir para a estratégia de sustentabilidade do Sistema OCB”, disse.
Com base em cinco pilares, sendo eles organização do quadro social, produção, gestão, agregação de valor e mercado, o programa possui uma abordagem participativa e imersiva, com o objetivo de capacitar as cooperativas de reciclagem para melhorar suas vendas e garantir uma sustentabilidade econômica, finaceira e ambiental. “O Programa traz à tona e organiza os conhecimentos que estão com os próprios cooperados. Atuamos como facilitadores do processo de identificação e reflexão acerca das prioridades gerenciais, para que os próprios cooperados fortaleçam sua atuação como donos do negócio e conduzam sua cooperativa da melhor maneira possível, em um caminho próspero e sustentável, de muito crescimento”, salientou Dayana Soares Rodrigues Gomes, analista de Negócios do Sistema OCB,
A etapa inicial é o Diagnóstico de Negócios, que consiste em um processo de 16 horas de trabalho presencial, no qual os cooperados participam de forma ativa na reflexão e na priorização das necessidades do negócio. Essa fase busca identificar as áreas de melhoria e orientar o desenvolvimento gerencial das cooperativas. Durante o andamento do projeto, todas passam por uma série de etapas de capacitação e recebem consultorias que abordam temas como consciência contábil, comunicação e liderança, gestão da produção, relacionamento com fornecedores e clientes e, ainda, tecnologia da informação.
Todos os módulos visam fortalecer as habilidades gerenciais e técnicas que preparam os cooperados para os desafios do mercado e também oferecem consultorias e assessorias personalizadas, que incluem revisão e adequação documental, sistemas de acompanhamento eficaz das atividades de coleta seletiva e gestão de resíduos. Com isso, a ideia é alcançar a profissionalização e a eficiência operacional das cooperativas, com o aumento da competitividade e do impacto positivo na sociedade.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF, destacou o compromisso do Sistema OCB em promover melhorias nas cooperativas de reciclagem. “É gratificante oferecer um programa tão completo. Apostamos sempre na melhoria dos processos das coops nesse segmento e nos empenhamos para colocar em prática uma trilha que tenha aderência, para que, assim, possamos mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou.
João Santana, presidente da cooperativa Ecolimpo, expressou sua confiança no impacto positivo do Programa. “Esse projeto tem o poder de fazer nossa cooperativa evoluir. Queremos nos empenhar e fazer tudo que for preciso para transformar vidas e objetivos em realidade”, ressaltou.
Para Miriam Mendes, da cooperativa Recicle a Vida, a iniciativa representa uma oportunidade valiosa. “Essa aprendizagem tem uma importância enorme. Queremos melhorar cada dia mais enquanto gestores e conseguir trazer pertencimento. Com essa experiência vai ser possível dignificar ainda mais a vida dos cooperados”.