Alunos da turma do Projeto Trilha Jovemcoop visitaram a Cooperativa Agroindustrial Pindorama, no estado de Alagoas, um case de sucesso e referência para o cooperativismo brasileiro e mundial. A turma foi recepcionada pelo presidente da cooperativa, Kleber Santos, e pelo vice-presidente, Carlos Roberto.
Os jovens foram acompanhados pelo vice-presidente do Sistema OCERN e representante das cooperativas do Ramo Agro, Joseilson Medeiros, além de dirigentes das cooperativas Coopresul, Comfa e Capesa. A comitiva do RN visitou as unidades de beneficiamento e processamento de produtos da cooperativa, bem como a usina de álcool e açúcar.
Houve ainda visitas no centro de treinamento e desenvolvimento de artesanato e trabalhos sociais mantido pela cooperativa, além do Memorial Renê Bertholet, um equipamento cultural inaugurado em 01 de maio de 2000, data em que se comemora o Dia do Trabalhador e, por coincidência, lembra o dia da morte, ocorrida no ano de 1969, do fundador da Cooperativa Pindorama, o franco-suíço Renné Bertholet.
Pindorama
A Cooperativa Pindorama tem mais de 60 anos de atividade e possui 30 mil hectares de áreas produtivas, localizadas entre os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto. No entorno da cooperativa foi formada a colônia Pindorama, hoje um distrito de Coruripe com terras divididas em 1.400 lotes, distribuídos em 22 comunidades e com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.
Com aproximadamente 90% do total da área agricultável, os associados exploram diversas culturas agrícolas, com ênfase para a cana-de-açúcar e a fruticultura (abacaxi, acerola, maracujá, coco, goiaba etc.). Há ainda exploração pecuária bovina leiteira e de corte, que além da manutenção dos animais em regime de pasto, utiliza subprodutos da indústria de sucos e bagaço de cana hidrolisado e enriquecido, como suplemento alimentar.
Trilha Jovemcoop
O Trilha Jovemcoop é uma iniciativa do Sistema OCERN desenvolvida por meio do SESCOOP/RN, que tem por objetivo oportunizar conhecimentos necessários com vistas à atuação nas práticas colaborativas do cooperativismo, mercado e negócio, onde os conteúdos trabalhados durante a formação possibilitem ao jovem o desenvolvimento, autonomia e reflexão sobre a continuidade da prática cooperativista e o poder de contribuição que a geração jovem pode provocar.
A Turma Piloto do Projeto é realizada na cidade de São João do Sabugi, com apoio da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó – Coafs Seridó.