60 anos da OCERN será tema de Audiência Pública na ALRN

Os 60 anos da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte e a importância da OCERN para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas do RN. Este é o tema da Audiência Pública proposta pelo deputado estadual George Soares (PV), que preside a Frente Parlamentar do Apoio ao Cooperativismo na Assembleia Legislativa do RN (Frencoop/RN).  Audiência vai reunir lideranças políticas, empresariais e cooperativistas de todos os ramos de atuação econômica do cooperativismo no Estado como: Transporte, Saúde, Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura e Trabalho e Produção de Bens e Serviços.

Foi a partir de 1963 que as cooperativas do Rio Grande do Norte se organizaram para construir sua representação política e institucional. Assim nasceu a União das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (UCERN). Em 1970, a UCERN foi transformada em OCERN, Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de Assembleia Geral Extraordinária e chancelada pela Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas.

Ao longo desses 60 anos, a OCERN se consolidou como uma força motriz para a cooperação econômica e social em todo o Rio Grande do Norte. O cooperativismo, com seus valores de solidariedade, democracia e igualdade, encontrou na Organização uma voz unificada e uma incansável defensora dos interesses das cooperativas. Entre suas atribuições, a OCERN é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista em todas as instâncias políticas e institucionais.

Um exemplo deste trabalho é a atuação no campo legislativo, fornecendo informações e dados para embasamento para atuação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo e do Conselho Estadual do Cooperativismo. Também é de responsabilidade da Organização a preservação e o aprimoramento do cooperativismo, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas, missão materializada por meio do trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte (Sescoop/RN). Juntas, as duas instituições formam o Sistema OCERN, a Casa do Cooperativismo Potiguar.