Acordo entre AIPDES e FEBRACON visa criar rede de correspondente bancário do agronegócio

Na manhã desta terça-feira (10), o Sistema OCERN reuniu conselheiros, dirigentes de cooperativas, parceiros estratégicos e equipe técnica para apresentar o acordo firmado entre a Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Socia (AIPDES) e a Federação Brasileira dos Correspondentes Bancários (Febracon), que visa a estruturação da Rede de Correspondente Bancário do Agronegócio, como oportunidade para o Sistema Cooperativo, empresas, com ênfase nas micro, pequenas e médias empresas e produtores rurais do Rio Grande do Norte.

O encontro foi coordenado pelo presidente da AIPDES e do Sistema OCERN, Roberto Coelho, com o apoio técnico do consultor Prof. Rubens Yoshida, representando o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing-CEACOM/ECA-USP.

Entre as iniciativas apresentadas, o projeto de cursos e certificação de correspondente bancário do agronegócio, em nível técnico e especialização. “O que nós queremos é capacitar tecnicamente o profissional para que ele possa desenvolver negócios para às cooperativas. Esse projeto vai criar subsídios para a criação de uma rede de correspondente bancário em agronegócio”, explicou Yoshida.

Participaram representantes das cooperativas Coopagro, Coopex, Sicoob Potiguar e Coopefarma. Também estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea/RN), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, além de empresas parceiras: Produtec, Thêmata, Ellos Gás e Waveban.