O Sistema OCERN e cooperativas do Ramo Agro do Rio Grande do Norte são protagonistas na 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fepafes), realizada pelo Governo do RN, por meio da por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). A Fepafes começou na quarta-feira (29) e vai até sábado (2) no Centro Administrativo do Estado.
E quem visita a feira tem a oportunidade de conhecer mais o cooperativismo do estado toda a qualidade dos produtos das cooperativas da agricultura familiar, como o queijo produzido por Lucenildo Firmino, o Galego da Serra, associado da Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa). Um produto premiado e reconhecido em eventos importantes na França, por exemplo. Na feira também é possível experimentar o suco de polpa de frutas naturais Mossoró Fruit, produzido pelos agricultores familiares da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (Cooafam). Outras atrações são o queijo, a manteiga da terra, o mel, doces e bolos da produção familiar da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de São João do Sabugi (Coafs). Outro produto disponível na feira é a pasta de amendoim ou castanha de caju produzida pela Cooperativa Agropecuária do Território Terra dos Potiguares (Coopterra).
Outra dica é saborear o Café Jaçanã, produção do cooperado Diogo Castro da Cooperativa Cacho de Ouro (Coopercacho), na região do Trairi. Na feira também encontramos produtos da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha (Coopabevi), distrito de Pureza, Cooperativa de Comercialização Solidaria Xique Xique (Cooperxique) de Mossoró, Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Potengi (Cooppotengi) de São Paulo do Potengi, a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Sustentável (Coopapi) de Apodi, Cooperativa de Desenvolvimento Rural e Artesanal de Guamaré (Cooderg),
O Sistema OCERN está presente promovendo e divulgando o modelo cooperativista de atuação e os serviços disponíveis para as cooperativas do RN, além de atender e orientar grupos interessados em conhecer e constituir cooperativa.
A Fepafes também contempla uma programação formativa. longo dos três dias de Feira, no Centro Administrativo e no Mercado da Agricultura Familiar, foram realizadas cerca de 30 atividades de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra, sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis, agroecologia, assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito, mudanças climáticas, acesso aos mercados e cooperativismo solidário e protagonismo feminino.
A programação cultural da Feira Potiguar é coordenada pela Fundação José Augusto, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, com o nome “Festival do MST: por terra, arte e pão. Feira e os estandes funcionam das 10h às 22h. A entrada é gratuita. São 58 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, vila gastronômica e estandes institucionais, distribuídos em mais de 2.500 metros quadrados, na sede do governo estadual. A expectativa de público é de aproximadamente 12 mil pessoas.
A Fepafes é realizada em parceria com a Unicafes-RN, com apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), da Agência de Fomento do RN (AGN), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) e do Sistema OCERN. O evento conta com apoio institucional do Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.