Movimento SomosCoop impulsiona imagem do cooperativismo

Em 2017, um novo capítulo começou a ser escrito na história do cooperativismo brasileiro com a idealização do movimento SomosCoop. Materializado um ano depois, em 2018, a iniciativa tem como missão levar o coop para além de suas fronteiras, para ser conhecido e reconhecido por toda a sociedade. Desde então, a marca funciona como uma bandeira na jornada de promoção do modelo de negócios. Um manifesto, divulgado em conjunto com o lançamento, ajudou a marcar o ponto de partida do movimento.

A motivação para a mudança aconteceu a partir da realização de uma pesquisa de imagem coordenada pelo Sistema OCB. Os dados coletados revelaram que apenas 44% da população conhecia o conceito de cooperativismo. Mas, a partir de uma série de ações, como campanhas de mídia, parcerias com influenciadores digitais, e a participação em programas de televisão de grande audiência, foi possível conquistar cada vez mais o reconhecimento do público. O impacto dessas estratégias foi notável. Em 2024, o Sistema OCB divulgou uma pesquisa que mostrou que 77% da população soube citar o nome de uma cooperativa, revelando aumento no reconhecimento do cooperativismo.

Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, o movimento SomosCoop tem o potencial de destacar os valores do coop. Ela acredita que, ao evidenciar seu propósito, a identidade da marca fortalece o cooperativismo e, também, constrói relacionamentos mais profundos e emocionais com seus públicos. “O SomosCoop atua para que o propósito do cooperativismo seja amplamente reconhecido e valorizado, permitindo que as pessoas se conectem verdadeiramente e contribuam para um mundo mais justo e equilibrado a partir do movimento de cooperação”, disse.

A conquista é resultado de diversas iniciativas que se destacaram ao longo dos anos. Entre elas, as parcerias com o ex-tenista Gustavo Kuerten na campanha Nova Onda e  Vem Ser Coop, tudo ao seu redor já é.  Ele vestiu a camisa do coop e mostrou ao Brasil como o movimento representa uma maneira inovadora de empreender e realizar negócios de forma colaborativa.

Outro destaque é a websérie SomosCoop na Estrada, comandada pela jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, que percorre o país e promove o cooperativismo em diferentes regiões, cada uma com suas próprias histórias e desafios. Com três temporadas completas, lançadas em 2022, 2023 e 2024, o programa traz ao público relatos reais de transformação e superação vividos por cooperativas e cooperados. A cada episódio, os princípios do modelo de negócios são evidenciados e mostram que o potencial de cooperação muda realidades, fortalece comunidades e impulsiona o desenvolvimento local, com poder de gerar impactos positivos e prosperidade para as pessoas envolvidas.

Mais uma ação que gerou ainda resultados significativos foi a adoção do carimbo SomosCoopcriado em 2019 para facilitar a identificação de produtos e serviços oferecidos por cooperativas. Ao ver a marca, os consumidores e parceiros reconhecem facilmente que estão consumindo algo que é resultado de um trabalho de cooperação, com base em valores como a solidariedade, a transparência e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A campanha #BoraCooperar, divulgada em 2023, também surgiu com o intuito de fortalecer ainda mais a visibilidade dos benefícios do cooperativismo no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Com o mote se em vez de competir a gente decidisse cooperar?, a iniciativa destaca como o modelo cooperativista impacta diversos setores da economia, como produção de alimentos, saúde, inclusão financeira e cuidado ambiental. A campanha conta com a participação de ex-BBBs influentes nas redes sociais, como Thelma Assis (saúde), João Luiz (educação) e Caio Afiune (agronegócio), que compartilham suas experiências profissionais ligadas ao cooperativismo. Além disso, um jingle exclusivo em quatro gêneros musicais complementa a comunicação nas mídias tradicionais e digitais.

Para mostrar que O cooperativismo é um bom negócio, uma nova campanha tomou forma em 2024. Ela reforça a mensagem de que o coop é uma escolha vantajosa para todos e mostra como o modelo de negócios impacta positivamente a vida das pessoas e suas comunidades, simplifica seu entendimento e enfatizando suas vantagens econômicas.  A campanha foi divulgada por meio de vídeos, redes sociais e spots de rádio.

Além disso, o Movimento SomosCoop também tem marcado presença em podcasts populares como BrainCast e NerdCast, além do canal PodCooperar. A mensagem ainda encontra repercussão em grandes emissoras de TV, como a Band, no programa Melhor da Noite, que ajuda a amplificar sua voz e alcançar ainda mais pessoas. Na Rede Globo, os programas É de Casa, em 2021, e Encontro com Fátima Bernardes, em 2022, mostraram o poder transformador e o potencial econômico do cooperativismo.

“O aumento expressivo no reconhecimento do cooperativismo é, sem dúvida, um reflexo direto do trabalho promovido pelo SomosCoop, que busca reafirmar o compromisso de tornar o modelo de negócios uma força cada vez mais conhecida e respeitada em todo o Brasil”, complementa Samara.

A websérie #BoraEntender, de 2024, também surgiu como uma websérie para explicar de maneira simples e acessível o que é o cooperativismo, seus princípios e funcionamento. Em quatro episódios, a série explora a história do cooperativismo, sua presença em diversas atividades econômicas no Brasil, e o impacto positivo para cooperados e a sociedade. O primeiro episódio, já disponível no YouTube, revela como o cooperativismo promove prosperidade e desenvolvimento econômico e social, oferecendo uma visão prática e educativa do movimento.

Agora, em 2025, a campanha Bora Cooperar por um mundo melhor ganha vida a partir do próximo dia 10 de março . A iniciativa tem como objetivo engajar a sociedade na construção de um mundo mais justo e sustentável por meio do cooperativismo. O tema escolhido faz referência ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento às contribuições do movimento no desenvolvimento de comunidades, na promoção de inclusão social, sustentabilidade e justiça social, além de ser uma solução considerada eficaz para os desafios sociais, econômicos e ambientais globais.

Confira um breve histórico do que o movimento SomosCoop fez até aqui: