Organização das Cooperativas do RN: há 60 anos trabalhando pelas cooperativas potiguares

Foi a partir de 1963 que as cooperativas do Rio Grande do Norte se organizaram para construir sua representação política e institucional. Assim nasceu a União das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (UCERN). Em 1970, a UCERN foi transformada em OCERN, Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de Assembleia Geral Extraordinária e chancelada pela Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas.

Ao longo desses 60 anos, a OCERN se consolidou como uma força motriz para a cooperação econômica e social em todo o Rio Grande do Norte. O cooperativismo, com seus valores de solidariedade, democracia e igualdade, encontrou na Organização uma voz unificada e uma incansável defensora dos interesses das cooperativas. Entre suas atribuições, a OCERN é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista em todas as instâncias políticas e institucionais.

Um exemplo deste trabalho é a atuação no campo legislativo, fornecendo informações e dados para embasamento da criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo e do Conselho Estadual do Cooperativismo. Também é de responsabilidade da Organização a preservação e o aprimoramento do cooperativismo, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas, missão materializada por meio do trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte (Sescoop/RN). Juntas, as duas instituições formam o Sistema OCERN, a Casa do Cooperativismo Potiguar.

Para celebrar seis décadas de atuação, a OCERN irá realizar uma série de iniciativas. Entre elas, a realização da Feira do Cooperativismo do RN, evento inovador marcado para os dias 19 e 20 do próximo mês, no Mercado da Agricultura Familiar, em Natal, uma oportunidade excepcional para as cooperativas potiguares. A feira não apenas promoverá produtos e serviços de alta qualidade, mas também fortalecerá a intercooperação e demonstrará o impacto positivo do cooperativismo em nossa sociedade.

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, o Sistema OCERN conta atualmente com um significativo arranjo de 84 cooperativas registradas e ativas, que representam 85.838 cooperados e geram 2.422 empregos diretos, além de 155 mil usuários de serviços, atuando em sete ramos de atividades – trabalho, produção de bens e serviços, infraestrutura, consumo, transporte, saúde, agropecuário, crédito, e beneficia uma população de mais de 600 mil norte-rio-grandenses.

A OCERN trabalha com a missão de contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte por meio das sociedades cooperativas que atuam no âmbito econômico e social e que desempenham, numa ação de cooperação e de benefício comum, atividades geradoras de empregos e de riqueza para o nosso estado.