Dentro das ações preparatórias para a fase 2 do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, na manhã desta sexta-feira (3), foram apresentadas as iniciativas voltadas à inclusão produtiva de cooperativas da agricultura familiar no RN a serem desenvolvidas no âmbito do Projeto. O evento ocorreu no auditório do Mercado do Agricultor Familiar, em Natal.
A iniciativa faz parte da implementação do Plano de Engajamento das Partes Interessadas (PEPI), uma vez que os movimentos sociais consistem em agricultores e produtores rurais, público-alvo essencialmente elegível a receber investimentos por meio do Projeto. O vice-presidente do Sistema OCERN, Joseilson Medeiros, o superintendente Bruno Portela, além de representantes de cooperativas do Ramo Agro ligadas à OCERN e UNICAFES, participaram do encontro.
“Entramos num momento importante do processo de construção da fase 2 do Projeto RN Sustentável II, que se trata da escuta, de ouvir os vários segmentos da sociedade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima. Os objetivos da nova etapa do RN Sustentável, que ainda está em fase de preparação, estão focados na melhoria da infraestrutura regional. Isso inclui a recuperação da malha viária, o fortalecimento do turismo responsável de base comunitária e a promoção da inclusão produtiva, com investimentos estimados em US$ 180 milhões.
Na continuidade do Projeto RN Sustentável serão priorizados o fortalecimento, ampliação e consolidação das ações e cadeias produtivas atendidas na primeira fase, além de acolher novas propostas que poderão se candidatar através de edital público a ser divulgado de acordo com o calendário de execução do projeto.
Participaram dirigentes das coops registradas na OCERN: Coafs Seridó, Coopterra, Coopercacho, Capesa, Cooafam, Copresul, Comfa Acari, Coopercrutac, Cooapafama e Frutcoop. Além de dirigentes e representantes de cooperativas ligadas à UNICAFES.