Sistema OCERN representa o coop do RN em evento internacional de cooperativas

O Sistema OCERN representou o coop do Rio Grande do Norte na II Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa, evento que aconteceu de 3 a 5 de novembro, em Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal. O evento foi organizado pela Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras, pela Cooperativa do Povo Portuense e pelo Instituto Antero de Quental, tendo por objetivo a troca de experiência nos modelos de atuação de cooperativas e da legislação de cada país.

 

O presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, foi um dos palestrantes do segundo dia do Congresso e apresentou o cooperativismo do RN e os programas desenvolvidos pela OCERN e áreas da saúde, agropecuária, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, transporte e consumo. “Este evento foi uma grande oportunidade para estreitarmos laços e promover um ambiente favorável para estabelecer parcerias entre o cooperativismo brasileiro, especificamente do Rio Grande do Norte, e as cooperativas portuguesas, bem como de outros países de língua portuguesa”

O superintendente Eduardo Gatto apresentou as atividades desenvolvidas pelo Sistema OCERN na promoção e defesa dos interesses das cooperativas do RN, bem como no fomento à qualificação da gestão dos empreendimentos coletivos. A Cimeira Internacional de Cooperativas surgiu com o propósito de resolver desafios e promover o desenvolvimento compartilhando boas práticas cooperativas, estimulando parcerias e cooperação com base nos princípios da Aliança Cooperativa Internacional. Além disso, busca debater novos modelos de organização para garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica. O tema desta segunda edição foi “Intercooperação e o trabalho em rede”.

Coopedu é destaque na Cimeira

A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte – Coopedu participou do evento, apresentando o case de sucesso do Colégio Monte, dentro do painel “Mudança de Paradigma na Educação: Novas Gerações, Novos Desafios”.

O presidente da cooperativa educacional, Alexandre Soares, fez a apresentação mostrando o amplo reconhecimento que o Colégio vem alcançando por oferecer uma aprendizagem colaborativa e diferenciada. “Esta II Cimeira Internacional Cooperativa de Língua Portuguesa foi muito importante para o Colégio Monte e para a Coopedu porque trouxe a renovação de uma parceria e a complementação de um projeto, que vai poder trazer a realidade do ensino personalizado também para Europa. É um processo que vai começar por Portugal e, dito por eles, deve tomar toda a Europa”, explicou Alexandre.

Para Paulo Jorge Teixeira, idealizador e organizador da Cimeira, conhecer o case do Colégio Monte foi uma experiência educativa marcante. “Muitos participantes que assistiram ao case sobre o Colégio Monte desejaram ter filhos estudando nesta escola. Esperamos que seja em breve uma realidade em Portugal”, declarou.


Participação da Frencoop/RN

Deputados estaduais membros da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo também participaram do evento, demonstrando as iniciativas da Frencoop/RN, dentro do painel “Frentes Parlamentares no Cooperativismo, um caso de sucesso”. “Aproveitamos o espaço para mostrar o papel da Assembleia Legislativa no fortalecimento do cooperativismo do RN e a importância das cooperativas no desenvolvimento do nosso estado. O seguimento é um dos que mais crescem e geram empregos. No RN são 180 cooperativas ligadas à OCERN, desempenhando uma ação fundamental para fortalecimento das comunidades. O cooperativismo do RN sabe que pode contar com o nosso trabalho para fortalecer cada vez mais o nosso Estado”, destacou o deputado George Soares, presidente da Frencoop/RN.

Além da participação na Cimeira, os deputados também cumpriram uma agenda de reuniões importantes. Uma delas foi na Embaixada do Brasil em Lisboa, onde os parlamentares apresentaram um programa de divulgação do turismo, já que o RN passa a contar com voos diários partindo de Lisboa para Natal.